Quem sou eu!!

Minha foto
Piracanjuba, GO, Brazil
SINTEGO Regional de Piracanjuba que atende as escolas públicas Estaduais e Municipais da cidades: Bela Vista, Cristianópolis, Cromínia, Mairipotaba, Piracanjuba e Prof. Jamil. Endereço:Rua 15,nº100,Setor Pouso Alto, Piracanjuba_GO. CEP:75640000 Telefone:(64)34056281

Finalidade do Blog

Este é o blog do Sintego da Regional de Piracanjuba e com ele esperamos contribuir para o registro do nosso trabalho, a interação entre os trabalhadores da educação, informação e orientação sobre nossos direitos e deveres e discussão sobre os problemas da Educação em nossa Regional.
Esperamos que todos possam contribuir com a construção desse blog dando sugestões e fazendo críticas para que possamos fazer um trabalho cada vez melhor e que atenda os anseios da categoria.


Queremos também resgatar a história do Sintego de Piracanjuba quem tiver informações ou fotos pode entrar em contato pelo e_mail sintegoregional.pjb@gmail.com e contribuir para esse resgate da memória do nosso Sindicato.
Participe deixando seu comentário e opinando sobre os temas que serão abordados!!

Presidente da Regional

Presidente da Regional
Lucieny A. Santos

Blog da Lucieny!!

PARALISAÇÃO DIA 16/08/2011

PARALISAÇÃO DIA 16/08/2011

Piso Salarial Profissional Nacional

O Piso Salarial é considerado um instrumento de política pública capaz de induzir a educação brasileira a novos paradigmas. Exatamente por isso a CNTE defende um Piso abrangente a todos os profissionais da educação (professores e funcionários de escola) conforme prevê a nova redação do artigo 206 da Constituição Federal - dada pela Emenda Constitucional 53 - a fim de tornar esta afirmação ainda mais consistente e veloz. A escola pública vive um momento crucial do ponto de vista da relação com os alunos da geração cibernética. Tanto os espaços como as organizações pedagógica e disciplinar, além dos próprios profissionais, carecem de urgente atualização. Achar que apenas o professor, dentro de quatro paredes, exerce
exclusivamente a função de educador, é menosprezar essa compreensão de mudança. Cada vez mais os alunos se interagem com os universos do saber, da formação científica e humana. E a escola precisa dinamizar seus métodos e incluir, definitivamente, todos os atores nesse projeto, dentre eles, os funcionários de escola. Algumas ações nos levam a acreditar que já estamos trilhando este caminho. A própria discussão do Piso atrelada às diretrizes de carreira (PL 1.592/2003) e demais projetos voltados ao ensino-aprendizagem, além do Profuncionário (programa de profissionalização dos funcionários de escola, que inspirou o reconhecimento legal desse segmento na LDB – PL 6.206/05), apontam para a superação do atual modelo.
Não podemos, no entanto, desconsiderar nenhum dos fatores essenciais para fazer progredir com qualidade e coesão esse processo. Uma educação de qualidade requer muitos atributos, quase todos coletivos. Porém há alguns mais centrais, sobre os quais destacamos: o
financiamento, a gestão democrática e a valorização profissional. Destes três
conceitos derivam muitos outros. O importante, no entanto, é garantir condições para que todos eles desempenhem adequadamente seus papéis na macroestrutura educacional.
Utilizando o exemplo do Piso Salarial, trata-se de uma política que foca a valorização e a qualidade do ensino, porém ela depende do Financiamento e da Gestão. Pois de nada adiantará um Piso que seja defasado e que se destine a profissionais com formação inadequada, que prestam serviços em meio a uma carga horária extenuante e em escolas sem estrutura adequada para o aprendizado. O certo seria garantir junto com bons salários, uma jornada integral com hora-atividade, condições de trabalho que evitasse altos índices de doenças profissionais e o baixo aprendizado dos alunos (garantindo laboratório, biblioteca, ginásios esportivos etc), segurança, participação social nas decisões da escola (estimulando grêmios estudantis, conselhos escolares e eleições para diretor) e demais estruturas que a comunidade escolar julgar necessárias. E é por isso que, em hipótese alguma, os trabalhadores em educação pensam em consolidar um Piso Salarial que não atenda aos demais pressupostos da qualidade da educação. Pesquisa realizada por ocasião do debate nacional sobre certificação dos professores, em 2003, revelou que a maioria da categoria almeja, antes do salário, obter uma sólida formação inicial e continuada capaz de qualificar sua atuação profissional. E o Estado continua relegando essa demanda, em maior parte, a instituições privadas de ensino superior pouco comprometidas com a formação de nossos professores. Não seria a hora de os gestores públicos trazerem de volta para o Estado o compromisso de formar bons profissionais da educação? Muitos consideram difícil fazer a educação dar certo no Brasil. Nós, porém, sempre acreditamos ser possível. Bastaria haver vontade política, de fato, e participação social, por direito. Queremos acreditar que desta vez esses elementos se conciliarão. Como protagonistas desta luta estamos novamente apostos para contribuir com nossas experiências. Queremos ajudar o Brasil a mudar.

Audiência Pública_Cristianópolis.

Audiência Pública_Cristianópolis.
Audiência Pública dos Trabalhadores em Educação do Município de Cristianópolis realizado pelo SINTEGO no dia 26/06/10 em defesa do PSPN e do cumprimento do plano de carreira.(Em breve resumo completo dos temas tratados e vídeo de abertura)

Assembléia dos Trabalhadores em Educação para escolha dos representantes do FUNDEB.

Reunião com o jurídico do SINTEGO.

Reunião com o jurídico do SINTEGO.
O jurídico do SINTEGO analisando e orientando os trabalhadores em Educação de Cristianópolis sobre os direitos previstos no Plano de Carreira atual e Estatudo dos servidores Públicos.

SINTEGO busca parceria com o legislativo.

SINTEGO  busca parceria com o legislativo.
No final de 2009 o SINTEGO Regional juntamente com alguns trabalhadores em educação do Município de Cristianópolis conversam com o legislativo para mostrar a importância do cumprimento da lei 11.738/08 com os valores corrigidos e também o cumprimento do plano de carreira.

Visita as Escolas Estaduais de Bela Vista.

Assembleia da regional de Piracanjuba realizada no dia 29/05/10.

Assembleia da regional de Piracanjuba realizada no dia 29/05/10.


Após a assembleia um lanche merecido aos participantes.

Audiência com a secretária Milca_27/05/10.

Audiência com a secretária Milca_27/05/10.

Reunião Ampliada dia 27/05/10

Reunião Ampliada dia 27/05/10

Assembleia do dia 27/05/10

Assembleia do dia 27/05/10

Encontro dos readaptados.

Encontro dos readaptados.
A regional participou do encontro dos readaptados no dia 31/04/10 sendo representados pelas professoras Maisa e Eleusa. Aconteceu também neste dia o lançamento da revista Retratos da Escola.

Integrantes da chapa do Sintego Regional de Piracanjuba - Gestão 2008/2011.

Integrantes da chapa do Sintego Regional de Piracanjuba - Gestão 2008/2011.

Posse da gestão 2008-2011.

Posse da gestão 2008-2011.


Ex deputada Neide que falou sobre gestão sindical.

Ex deputada Neide que falou sobre gestão sindical.

Secretário Geral da CNTE.

Secretário Geral da CNTE.

Seminário para estudo do PSPN e de gestão sindical.

Seminário para estudo do PSPN e de gestão sindical.
Esse seminário ocorreu nos dias 28/29/30 de Julho de 2008.

Assembléia do dia 30-07-08.

Assembléia do dia 30-07-08.
Assembléia da regional de Piracanjuba onde contamos com a presença do Presidente da central Domingos Pereira.

Assembléia do dia 19-06-08

Assembléia do dia 19-06-08

Reunião com o candidato da base do governo.

Reunião com o candidato da base do governo.
Ficamos aguardando o documento que o candidato nos prometeu entregar mostrando que seu pedido em prol do atendimento as reivindicações do SINTEGO chegou até ao Governador, mas infelizmente não tivemos até hoje (25-05-10) a resposta comprovando a ajuda do candidato a luta dos educadores da rede Estadual de Ensino.


Powered By Blogger

LUTA PELO PISO NACIONAL

LUTA PELO PISO NACIONAL
Os trabadores da educação de Piracanjuba na luta em Brasília pelo Piso Salarial Profissional Nacional.






Reunião no Prof. Jamil com todos os canditatos a prefeito e vereador.

Reunião no Prof. Jamil com todos os canditatos a prefeito e vereador.


Reunião na casa da Maisa.

Reunião na casa da Maisa.

GREVE DE 2007

GREVE DE 2007
O comando de greve na luta pela mobilização dos colegas...