Quem sou eu!!

Minha foto
Piracanjuba, GO, Brazil
SINTEGO Regional de Piracanjuba que atende as escolas públicas Estaduais e Municipais da cidades: Bela Vista, Cristianópolis, Cromínia, Mairipotaba, Piracanjuba e Prof. Jamil. Endereço:Rua 15,nº100,Setor Pouso Alto, Piracanjuba_GO. CEP:75640000 Telefone:(64)34056281

Finalidade do Blog

Este é o blog do Sintego da Regional de Piracanjuba e com ele esperamos contribuir para o registro do nosso trabalho, a interação entre os trabalhadores da educação, informação e orientação sobre nossos direitos e deveres e discussão sobre os problemas da Educação em nossa Regional.
Esperamos que todos possam contribuir com a construção desse blog dando sugestões e fazendo críticas para que possamos fazer um trabalho cada vez melhor e que atenda os anseios da categoria.


Queremos também resgatar a história do Sintego de Piracanjuba quem tiver informações ou fotos pode entrar em contato pelo e_mail sintegoregional.pjb@gmail.com e contribuir para esse resgate da memória do nosso Sindicato.
Participe deixando seu comentário e opinando sobre os temas que serão abordados!!

Presidente da Regional

Presidente da Regional
Lucieny A. Santos

Blog da Lucieny!!

PARALISAÇÃO DIA 16/08/2011

PARALISAÇÃO DIA 16/08/2011

Representação Sindical das Escolas Públicas em Go.


CAPÍTULO IV
4 - O Modelo Brasileiro de Sindicalização
4.1Considerações preliminares:
Vimos no capítulo anterior, que a partir do posicionamento do Estado em relação as entidades sindicais, encontramos dois modelos de sindicalização no mundo: um sob controle estatal e outro com liberdade. Neste momento, interessa–nos saber em que modelo podemos enquadrar o sistema brasileiro e de que forma o mesmo está estruturado, do ponto de vista organizacional.
Desse modo, neste capítulo iremos, em primeiro lugar, analisar as características de nosso modelo, a partir do regramento constitucional, e assim, se for possível, enquadrá–lo, e depois, no próximo capítulo, iremos abordar as várias propostas que visam modificar nossa organização sindical.
4.2 – Matriz constitucional
A Constituição Federal de 1988 tratou a questão sindical em seu artigo 8º. Seus dispositivos refletem, como já dissemos, quando falamos da evolução histórica do sindicalismo no Brasil, os anseios e pretensões do movimento sindical. Sobre esses dispositivos, assim escrevem Orlando Gomes e Elson Gottschalk :
" Finalmente, com o advento da Constituição de 5 de outubro de 1988, após vinte anos de ditadura militar, veio a declaração de liberdade de associação profissional, não podendo a lei exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvando, apenas, o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical. Estabelece a regra do monossindicalismo, ou unidade sindical, e o quadro territorial da representação, que não poderá ser inferior ao Município." (61)
Ary Brandão Oliveira, por sua vez critica o sistema adotado pela nova Carta Magna:
" O texto constitucional de 1988 muito pouco avançou em comparação com os ditames anteriores.
Adotou o modelo de unicidade sindical por categoria, ou seja, não permite a lei mais de um sindicato da mesma categoria, profissional ou econômica, na mesma base territorial. Segue, portanto, o mesmo paradigma adotado no país desde 1937, com a reafirmação do Decreto – lei n.º 1.402, de 1939 e legislação posterior.
Apesar da unicidade de 1988 resultar do consenso, da discussão democrática no âmbito interno dos sindicatos e destes com a classe política, divergindo do sistema de 1937, derivado de imposição autoritária, no fundo, dá – se o mesmo: a exclusão da possibilidade de mais de um sindicato atuar em determinada esfera. No Brasil, seguimos a unicidade de base ou categoria, com que se pretende evitar sindicatos múltiplos na mesma categoria, como igualmente os sindicatos por empresa." (62)
Iremos neste momento transcrever o referido artigo 8º, in verbis, para posterior análise:
" Art.8.º - É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:
I – a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical;
II - é vedada a criação de mais de uma categoria sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município;
III – ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas;
IV – a assembléia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independente da contribuição prevista em lei;
V - ninguém será obrigado a filiar – se ou a manter – se filiado a sindicato;
VI – é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas;
VII – o aposentado filiado tem direito de votar e ser votado nas organizações sindicais;
VIII – é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
Parágrafo único. As disposições deste artigo aplicam – se à organização de sindicatos rurais e de colônias de pescadores, atendidas as condições que a lei estabelecer."
Observação: Se houver dois sindicatos que represente uma mesma categoria no mesmo território da se o direito ao que for mais antigo, no caso do SINTEGO  já tem 21 anos de atuação no território goiano como sindicato dos trabalhadores em Educação das Escolas Públicas do Estado de Goiás .

Audiência Pública_Cristianópolis.

Audiência Pública_Cristianópolis.
Audiência Pública dos Trabalhadores em Educação do Município de Cristianópolis realizado pelo SINTEGO no dia 26/06/10 em defesa do PSPN e do cumprimento do plano de carreira.(Em breve resumo completo dos temas tratados e vídeo de abertura)

Assembléia dos Trabalhadores em Educação para escolha dos representantes do FUNDEB.

Reunião com o jurídico do SINTEGO.

Reunião com o jurídico do SINTEGO.
O jurídico do SINTEGO analisando e orientando os trabalhadores em Educação de Cristianópolis sobre os direitos previstos no Plano de Carreira atual e Estatudo dos servidores Públicos.

SINTEGO busca parceria com o legislativo.

SINTEGO  busca parceria com o legislativo.
No final de 2009 o SINTEGO Regional juntamente com alguns trabalhadores em educação do Município de Cristianópolis conversam com o legislativo para mostrar a importância do cumprimento da lei 11.738/08 com os valores corrigidos e também o cumprimento do plano de carreira.

Visita as Escolas Estaduais de Bela Vista.

Assembleia da regional de Piracanjuba realizada no dia 29/05/10.

Assembleia da regional de Piracanjuba realizada no dia 29/05/10.


Após a assembleia um lanche merecido aos participantes.

Audiência com a secretária Milca_27/05/10.

Audiência com a secretária Milca_27/05/10.

Reunião Ampliada dia 27/05/10

Reunião Ampliada dia 27/05/10

Assembleia do dia 27/05/10

Assembleia do dia 27/05/10

Encontro dos readaptados.

Encontro dos readaptados.
A regional participou do encontro dos readaptados no dia 31/04/10 sendo representados pelas professoras Maisa e Eleusa. Aconteceu também neste dia o lançamento da revista Retratos da Escola.

Integrantes da chapa do Sintego Regional de Piracanjuba - Gestão 2008/2011.

Integrantes da chapa do Sintego Regional de Piracanjuba - Gestão 2008/2011.

Posse da gestão 2008-2011.

Posse da gestão 2008-2011.


Ex deputada Neide que falou sobre gestão sindical.

Ex deputada Neide que falou sobre gestão sindical.

Secretário Geral da CNTE.

Secretário Geral da CNTE.

Seminário para estudo do PSPN e de gestão sindical.

Seminário para estudo do PSPN e de gestão sindical.
Esse seminário ocorreu nos dias 28/29/30 de Julho de 2008.

Assembléia do dia 30-07-08.

Assembléia do dia 30-07-08.
Assembléia da regional de Piracanjuba onde contamos com a presença do Presidente da central Domingos Pereira.

Assembléia do dia 19-06-08

Assembléia do dia 19-06-08

Reunião com o candidato da base do governo.

Reunião com o candidato da base do governo.
Ficamos aguardando o documento que o candidato nos prometeu entregar mostrando que seu pedido em prol do atendimento as reivindicações do SINTEGO chegou até ao Governador, mas infelizmente não tivemos até hoje (25-05-10) a resposta comprovando a ajuda do candidato a luta dos educadores da rede Estadual de Ensino.


Powered By Blogger

LUTA PELO PISO NACIONAL

LUTA PELO PISO NACIONAL
Os trabadores da educação de Piracanjuba na luta em Brasília pelo Piso Salarial Profissional Nacional.






Reunião no Prof. Jamil com todos os canditatos a prefeito e vereador.

Reunião no Prof. Jamil com todos os canditatos a prefeito e vereador.


Reunião na casa da Maisa.

Reunião na casa da Maisa.

GREVE DE 2007

GREVE DE 2007
O comando de greve na luta pela mobilização dos colegas...